Salas cheias e muito aprendizado! Oficinas pré-congresso e aulas, com grande programação científica, marcaram o 16º Congresso Brasileiro Brasileiro Pediátrico de Endocrinologia e Metabologia – Cobrapem, que aconteceu no Recife Expo Center, realizado pela SBP e pela Sopepe. Um verdadeiro sucesso.
Como primeiras atividades, curso “Redes Sociais: estratégias para a conectividade e o crescimento profissional”, com reflexões valiosas sobre o papel do médico criador de conteúdo. ética, eficiência na comunicação, uso da Inteligência Artificial, técnicas de gravação e edição de vídeos, além de oratória e posicionamento digital O curso “Controle avançado de diabetes: utilização de bombas de insulina na prática clínica” aprofundou o debate sobre monitorização contínua de glicose, transição de MDI para sistemas automatizados, análise de gráficos e casos clínicos — tudo com foco em aprimorar a prática e o cuidado com os pacientes.
A Solenidade de abertura contou com a participação da presidente da SOPEPE, Dra. Alexsandra Costa, da presidente do congresso, Dra. Jacqueline Araújo, e do presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, Dr. Edson Liberal.
A endocrinologista pediatra pernambucana Dra. Elcy Falcão recebeu uma homenagem pela sua trajetória.
A conferência de abertura foi feita pelo médico e professor Emanuel Sarinho com o tema “Medicina: crônica de uma morte anunciada?”.
Durante todo o congresso foram muitas atividades, com salas cheias e aulas de alto nível.





