Novembro chegou e com ele o momento de jogar luz em um tema extremamente sensível: a prematuridade. Este ano a campanha terá como slogan “Juntos pelos prematuros, cuidando do futuro”, tendo foco em informação, educação e acolhimento. Os trabalhos envolvem e beneficiam as famílias com bebês prematuros, os profissionais de saúde, instituições e parceiros interessados, além de autoridades e personalidades envolvidas de alguma forma com o tema.
Entre as instituições que serão representadas nas ações, estão o Ministério da Saúde, a APAE, a AACD, a Sociedade Brasileira de Pediatria e a Sociedade Brasileira de Segurança do Paciente. Diante ao cenário de pandemia, evidentemente, boa parte das ações serão realizadas online.
O trabalho é feito no sentido de aumentar a conscientização da sociedade durante o ano inteiro, mas novembro é uma oportunidade única e especial para evidenciar ainda mais o tema da prematuridade. O sonho de ser pai ou mãe envolve inúmeras emoções e expectativas, principalmente o desejo de uma criança saudável. Mas se esse bebê nasce prematuramente, é dever da sociedade garantir que ele receba o atendimento mais adequado e que seja acolhido com muito amor, para que tenha todas as condições para uma rápida e plena recuperação. Novembro Roxo é sobre isso: é sobre acolher a vida e cuidar do futuro.
A prevenção da prematuridade é o melhor remédio, como afirma a pediatria e vice-presidente da Sopepe, Dra. Danielle Brandão. “E quando o nascimento for inevitável, garantir um atendimento humano e de qualidade são ferramentas essenciais para reduzir os desfechos negativos associados à prematuridade”.
Fonte adicional: Prematuridade.com