Casos de hepatite de origem desconhecida em crianças na Europa e EUA

No dia 05 de abril de 2022, a Organização Mundial da Saúde (OMS) foi notificada pelo Reino Unido sobre a ocorrência de casos de hepatite aguda grave de etiologia desconhecida em crianças. Foram registrados no início cerca de 80 casos com idade entre um mês e 13 anos. Atualmente, a OMS já notificou 169 casos em 12 países.

Exames laboratoriais evidenciaram possivelmente ser o Adenovírus tipo 41 (geralmente se apresenta como diarréia, vômito e febre, muitas vezes acompanhados de sintomas respiratórios), que mais comumente causa gastroenterite aguda pediátrica. As investigações estão em andamento em todos os países que relatam estes casos.

A origem ainda é desconhecida e testes adicionais têm sido realizados, para outras agentes causadores de outras infecções (inclusive para SARS-Cov-2), produtos químicos e toxinas. Cerca de 10% dessas crianças necessitaram transplante hepático e ao menos um óbito foi relatado.

Mantém-se o alerta para crianças entre 1 mês e 16 anos, principalmente com relato de passagem pelos locais com casos semelhantes, desde 1 de janeiro de 2022 que apresentem icterícia, aumento de transaminases (>500UI/L) ou sintomas compatíveis com hepatite aguda (não A-E).

Adaptado da NT NÚMERO 01 | 25/04/2022 CIEVS PERNAMBUCO
Secretaria de Saúde de Pernambuco | Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde |
Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde
Colaboração da Dra. Regina Coeli F. Ramos, presidente do Departamento de Infectologia da SOPEPE

Site Sopepe hep

Últimas notícias
Últimas notícias

Em breve