Unir ciência e cultura será o foco do próximo Encontro com Especialista, organizado pela Sociedade de Pediatria de Pernambuco (Sopepe). A conversa acontece no dia 21 de julho, no Museu do Estado de Pernambuco, como parte das comemorações do Dia do Pediatra, festejado em 27 deste mês. A ação é mais um evento do calendário anual da entidade que busca sensibilizar a classe médica sobre o papel do lazer e da cultura no dia a dia.
“A escolha do espaço foi baseada no empenho constante da Sopepe em realizar atividades científicas em locais de relevância para a valorização da nossa cultura”, destaca o presidente da Sopepe, dr. Eduardo Jorge da Fonseca Lima.
A programação começará às 8h, com um café da manhã servido na parte externa do museu. Em seguida, os especialistas assistirão a uma palestra com a gastropediatra dra. Kátia Brandt, vice-presidente da Sopepe e membro do Departamento Científico de Gastroenterologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Ela falará sobre a implantação da microbiota, termo que se refere ao conjunto de micro-organismos que habitam o intestino.
“Os seres humanos precisam destes micro-organismos, pois eles desempenham várias funções importantes para nossa saúde, mas não nascemos com eles. Somos colonizados nos primeiros anos de vida. Pretendo destacar os principais fatores que interferem nesta colonização, fazendo a composição da microbiota mais ou menos benéfica”, explica a médica, reforçando a importância dos tópicos para a prática pediátrica.
Na sequência, será a vez da nutricionista Lenycia Neri abordar os probióticos, simbióticos e fitoesteróis sob a ótica da indústria farmoquímica. Os probióticos, detalha a dra. Kátia Brandt, são suplementos farmacêuticos, compostos por bactérias vivas, com potenciais efeitos benéficos para os seres humanos.
“Já os simbióticos são suplementos constituídos por probióticos associados a prebióticos. Os prebióticos são substratos utilizados pelas bactérias benéficas em seu metabolismo, ou seja, são fonte alimentar para estas bactérias”. Por último, há os fitoesteróis, grupo de esteróis naturalmente presentes nas plantas e que podem ser usados como auxílio no controle do colesterol.
Após o término das palestras, os participantes do evento serão conduzidos para uma visita guiada ao rico acervo do Museu do Estado. “Uma das preocupações atuais da Sopepe é justamente essa sensibilização para a cultura. A ideia é retirar um pouco os pediatras do consultório, promovendo momentos de lazer com foco na cultura pernambucana”, ressalta a primeira secretária da Sopepe, Ana Christina Galvão.
A inscrição dos associados interessados em participar do Encontro com Especialista será gratuita, através do telefone: 3423.5063 ou pelo e-mail secretaria@sopepe.com.br.
SERVIÇO:
Encontro com Especialista, dia 21 de julho (sábado), às 8h, no Museu do Estado de Pernambuco (Av. Rui Barbosa, 960, Graças).