Na abertura do último dia do VII Congresso Pernambucano de Pediatria, a Dra. Rita Brito, vice-presidente, fez um pronunciamento como um balanço do congresso e anunciou os trabalhos científicos com melhor classificação (veja imagem de cada trabalho, com empate no 3º lugar).







Leia abaixo o discurso da Dra. Rita.
“Bom dia a todos.
Chegamos ao último dia do VII Congresso Pernambucano de Pediatria. Gostaria de justificar a ausência de Alexsandra, que foi ao Rio de Janeiro para a posse do presidente da SBP, e deixou um abraço carinhoso a todos vocês!
Foram dias intensos de aprendizado, troca de experiências e, acima de tudo, de fortalecimento do nosso compromisso com a saúde e o bem-estar das crianças e adolescentes.
Gostaria de começar agradecendo a todos vocês pediatras que acreditam e apoiam o trabalho dessa gestão, porque se vcs não confiassem e comprassem o Congresso não existiria. Muito obrigada pelo apoio e confiança! Aos colaboradores na pessoa de Suzana – Cejem, patrocinadores e a cada um de vocês: palestrantes, pesquisadores, estudantes, profissionais de saúde que fizeram deste congresso um espaço de diálogo qualificado, acolhedor e inspirador.
Um congresso como este vai muito além de uma programação científica. Ele é um espaço de construção coletiva do conhecimento, de atualização e de reflexão sobre os desafios que enfrentamos em nossa prática diária. E, nesse contexto, não podemos deixar de destacar o papel essencial da pesquisa científica.
A ciência é o que nos move. É através dela que conseguimos inovar, revisar práticas, avaliar resultados e propor novas abordagens que impactam diretamente a vida dos nossos pequenos pacientes. A pesquisa não é apenas um caminho para o futuro — ela é o alicerce do presente.
Os estudos antes de chegarem à classificação precisam preencher alguns critérios. Após o envio passa por uma análise, onde os avaliadores recebem o resumo sem conhecer os autores. Posteriormente passam por uma outra avaliação por avaliadores diferentes durante a apresentação e os de pontuação máxima por uma outra triagem a depender do tipo de trabalho e metodologia para a classificação!
Cada artigo apresentado aqui, cada pôster, cada trabalho submetido, representa um passo importante rumo a uma pediatria mais baseada em evidências, mais sensível, mais eficaz.
Por isso, é com grande alegria que, neste momento, celebramos os trabalhos científicos premiados nesta edição. Os autores que hoje recebem este reconhecimento são a prova viva de que o empenho, a curiosidade e a dedicação geram frutos. Que este prêmio seja não um ponto de chegada, mas um estímulo para que sigam investigando, questionando e contribuindo para a evolução da pediatria no Brasil e no mundo.
Parabéns a todos os premiados. Vocês nos inspiram.
Ao encerrarmos este congresso, levamos conosco não apenas novos conhecimentos, mas também novas conexões, ideias renovadas e a certeza de que, juntos, somos mais fortes. Que possamos continuar nos encontrando, dialogando e construindo uma medicina pediátrica mais humana, ética e comprometida com a infância.
Muito obrigado a todos. Nos vemos no Congresso Brasileiro de Pediatria em novembro e já começaremos a pensar no Congresso Pernambucano de Especialidades.
O final da programação científica foi com sala única lotada para acompanhar as aulas com temáticas relevantes.
A mesa sobre sono na infância teve como palestrantes as Dras. Adeline Gomes, Vanessa Lucena e Camila Correia. Coordenação da Dra. Rita Brito.



A mesa final foi uma miscelânea com aulas das Dras. Jacqueline Araújo, Alessandra Carneiro e Amanda López. Coordenação da Dra. Ana Catarina Accioly.



Em razão da viagem da presidente da SOPEPE, Dra. Alexsandra Costa, ao Rio De Janeiro, para a posse da diretoria da SBP, a vice-presidente, Dra. Rita Brito, fez o encerramento ao lado de dois outros representantes da diretoria eleita para a gestão 2025/2027, Dra. Ana Catarina Accioly e Dr. Filipe Marinho.


